09 MAR 2015
Departamento de Meio Ambiente efetua inspeção veicular na frota a diesel para controle da fumaça preta
Foi realizada no dia 27 de fevereiro, pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, por meio do Gestor Ambiental senhor João Ivan Giacon, inspeção do controle de fumaça preta na frota de veículos e máquinas movidas a diesel da Prefeitura Municipal de Nipoã, que certificou os veículos que não estiveram emitindo gás poluente, através de um selo adesivo “Veículo Vistoriado”.

Durante essa inspeção os motores dos veículos permaneceram ligados, acelerados por 1 minuto, nesse tempo a fumaça que é emitida, passa por uma inspeção de medição colorimétrica de densidade da fumaça, constituída de cinco padrões com variações uniformes de tonalidade entre o branco e o preto da Escala Gráfica de Ringelmann. Se a cor da fumaça corresponder aos padrões 3, 4 ou 5 da escala, o veículo não está adequado e poderá ser multado pelos agentes da CETESB em R$ 1.208,40.

Os veículos ou máquinas que apresentaram emissão de fumaça em desconformidade com os padrões legais foram encaminhados para a manutenção e regulagem necessárias. As inspeções ocorrem a cada semestre e pretendem evitar a fumaça preta, um problema para o meio ambiente e para a saúde pública devido ao alto teor de poluentes.

O Controle da emissão de fumaça preta dos veículos em circulação atende a Legislação Ambiental em vigor, em especial à Lei Municipal nº 309/2009, regulamentada pelo Decreto nº 344/2012. A inspeção de fumaça preta atende ainda ao protocolo firmado entre o município de Nipoã e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, por meio do Programa Município Verde Azul e assim cumprindo uma das normas estabelecidas no protocolo citado, que prevê as práticas ambientais, por meio de 10 diretivas básicas, nas quais os municípios se comprometem em executar uma gestão compartilhada com o Estado.