Legítimo Nipoense, Zé Pedro, deixou a terra natal no começo da vida adulta, em busca de melhores oportunidades. Entretanto as visitas eram regulares na cidade, já que seus familiares e da esposa Darci (também Nipoense) ali permaneceram residindo.
Após décadas na Capital, com a aposentadoria do casal já em mãos, e a filha já encaminhada, decidiram que era a hora de voltar para a terra natal.
Em Nipoã, ele é o “Sr.Zé” ou apenas o “Zé Pedro”, Nipoense que carrega consigo histórias vivenciadas e vistas, já que esteve aqui em períodos importantes do desenvolvimento do município.
Junto de seus pais Pedro e Joana Julia Rampim, e irmãos, foram uma das primeiras famílias a construírem seus lares ao redor do local onde ficava o Cruzeiro de Madeira, e a Igreja Matriz. (A família possui a mesma propriedade até hoje.)
Viu o Distrito ser emancipado, e se tornar a Cidade de Nipoã.
Cursou a “Quarta Série” no prédio onde atualmente é a Prefeitura Municipal.
Acompanhou todas as Gestões Municipais, conheceu os 15 (quinze) Ex-Prefeitos, e aos 75 anos se tornou no 16° Prefeito Municipal de Nipoã.
O Gestor já declarou por diversas vezes, o quão sente-se realizado com suas conquistas Pessoais e Profissionais, fala com fervor que a Prioridade de sua vida agora é dedicar-se na Missão da Construção e Evolução de Nipoã, com a experiência que conseguiu “mundo a fora”, radicaliza declarando que o desejo é passar “Seus últimos anos de Vida” trabalhando pela cidade, e finaliza sempre lembrando que NÃO É POLÍTICO, repetindo a sempre a frase:
"Eu sei o que vou fazer. Faço por Nipoã!"
Atualmente reeleito, a frase já ganhou uma atualização:
"Eu sei o que estou fazendo, e o que vou fazer. Faço por Nipoã!"
——-