Um dia foi apenas uma Cruzeiro, um Cemitério, e uma história.
Nova Brasília, que hoje é Distrito Municipal de Nipoã/SP, localizada à 8km de distância do município, também comportando à sua volta as cidades de União Paulista, e Planalto.
Antônio Sabino Sobrinho (in memoriam) foi o fundador, e construtor da primeira moradia do local. O pai de Antônio Sabino contava muitas histórias do pedaço de terra, declarava que os responsáveis por colocar o Cruzeiro no local havia sido Dom Pedro II e seus soldados, em uma curta passagem pelas terras após a guerra com o Paraguai, e que Cemitério teria se formado por corpos de alguns Soldados que perderam a vida devido a Febre Amarela.
Em Busca de Respostas...
Em meados a 1970 o então Prefeito Gilberto Cardoso De Andrade resolveu pobre uma escavação no então cemitério “abandonado”, onde foram encontradas algumas Moedas, um estribo contendo as inicias do Império da Cavalaria de Dom Pedro II.
Sendo Sabino todos os pertences encontrados foram enviados para “Museu da História de São Paulo”, e em uma resposta na época, o museu ficou de visitar o local, para executar o tombamento da área. O que nunca aconteceu.
Um Presente com DIGNIDADE
Fonte: ⇨ https://www.nipoa.sp.gov.br/imgeditor/file/10000000_730842171715913_3906963392427835664_n.mp4