30 AGO 2013
Veterinário realiza palestra sobre Leishmaniose
No dia 08 último, a Câmara Municipal de Nipoã, foi o local escolhido para que o veterinário do município Willian Larrubia, realizasse uma palestra sobre a Leishmaniose, uma zoonose (doença de animais que podem ser transmitida ao homem). O público alvo foram os alunos das escolas Dr Sidney Scaff e Presciliano Pinto de Oliveira; “âncoras de divulgação da doença, seus males e como combatê-la, trabalho de reflexão, poder de difusão”, disse o veterinário.

Além dos alunos, a Coordenadora da Saúde Municipal, Jaqueline Startari, membros da equipe de combate a dengue, a presidente do fundo social Cely Scalon, o gestor ambiental, João Ivan Giacon, Aparecido João Pereira, o Dão Pedreiro, presidente da Câmara e vereadores, assistiram a palestra; “esta casa sempre estará de portas abertas para eventos deste porte, é nossa obrigação levar informação e conhecimento ao nosso povo, estaremos sempre a disposição”, falou o presidente.

Larrubia esclareceu aos presentes que a Leishmaniose é uma doença infecciosa; “porém, não contagiosa entre os seres humanos, há dois tipos, a cutânea e a visceral, doença de evolução longa, com duração de meses ou o período de um ano”, mencionou ele.

Segundo o veterinário, a doença é transmitida pelo mosquito palha ou asa branca; “encontrado em lugares úmidos, escuros, com plantas, e a forma ideal de eliminar o mosquito, é manter o quintal limpo”, destaca Larrubia.

Indagado sobre o tratamento no ser humano, o palestrante frisou; “é eficaz com diagnóstico no início dos sintomas, já nos animais, não tem cura”, finalizou ele.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024