13 JUN 2016
Inspeção verifica fumaça emitida por veículos movidos a diesel da frota
Os veículos da frota municipal, que possuem motor a diesel foram inspecionados pelo interlocutor municipal do programa Verde Azul e responsável pelo Departamento de Meio Ambiente, João Ivan Giacon. A inspeção aconteceu no último dia 5 de abril de 2016, terça feira, e teve o objetivo verificar se a fumaça emitida pelos motores encontra-se dentro dos padrões da legislação vigente.

O método utilizado foi a Escala Ringelmann, na qual a fumaça exalada pelos veículos é enquadrada e avaliada pelos padrões legais. Do total de veículos que compõem a frota municipal, movidos a diesel, 92% apresentaram números poluentes dentro da normalidade, o que indica que estes veículos estão enquadrados entre a escala de 0% a 40%, portanto, em conformidade com os parâmetros oficiais.

A ação faz parte das diversas diretivas para regulamentação do Programa Município Verde Azul, um programa do Governo do Estado, que visa estimular e capacitar as prefeituras a implementar e desenvolver uma agenda ambiental estratégica.

Para a inspeção é utilizada uma cartela com uma escala de cores chamada Escala Ringuelmann, na qual a fumaça exalada pelos veículos é enquadrada e avaliada pelos padrões legais. Até 40% de emissão de partículas é considerado normal, acima de 60% é considerado poluente. Nesses casos é solicitada a regularização.

Após a inspeção, os veículos recebem um selo adesivo para certificar que o veiculo não é poluente.
13/06/2016
Inspeção verifica fumaça emitida por veículos movidos a diesel da frota