06 JAN 2014
Entrevista com o prefeito de Nipoã
Luciano Scalon
Nome: Luciano Cesar Scalon (Foto)
Partido: PP (Partido Progressista)
Cidade: Nipoã-SP

O prefeito de Nipoã, Luciano Cesar Scalon, se destacou em 2013 por ser um dos chefes do Executivo da região que conseguiu maior valor em convênios. Segundo dados passados pela Casa Civil do Estado de São Paulo, o município acumulou pouco mais de R$ 8,6 milhões em recursos conquistados para diversas áreas. Scalon ainda se destaca por ter colocado a Prefeitura em ordem, pois encontrou vários problemas no início de sua administração. Com a confiança da população vem desenvolvendo um ótimo trabalho a frente do município.

Confira a entrevista completa:

Acontece em Revista: Como o senhor avalia este primeiro ano de governo?

Luciano Scalon: Devido às proporções, dificuldades, início de mandato, diria que foi bom, aconteceu a adaptação natural da nova rotina de trabalho e estamos cumprindo metas.

Acontece em Revista: Qual a maior dificuldade encontrada quando assumiu?

Luciano Scalon: Tivemos que colocar a “casa” em ordem, dividas com fornecedores, atraso de salários, sucateamento da frota e de serviços essenciais, tudo isso, a toque de caixa, já que não tínhamos tempo a perder e precisávamos readquirir a confiança de todos, funcionários, fornecedores e principalmente da população; sem contar que encontramos a creche em situação de penúria, atolada em dívidas, sem condições de funcionamento.

Acontece em Revista: Quais as principais conquistas ao longo do ano?

Luciano Scalon: A principal conquista que obtivemos foi implantar a nossa filosofia de trabalho e com ela, conquistar a confiança da população, dos servidores e fornecedores, provamos que temos um projeto sério para Nipoã, já provimos a saúde de um atendimento diferenciado com qualidade e respeito pelo público atendido, demos uma alavancada no setor da educação, melhorando a estrutura física da escola municipal, melhoramos a merenda distribuída aos alunos e estamos qualificando os professores com a realização de cursos, simpósios e que tais; reativamos a creche, com uma nova filosofia de trabalho, a CEMEI – Centro Municipal de Ensino Infantil.

Reativamos a festa do peão, com o tradicional desfile típico, modernizando a estrutura do recinto, reformulamos a área que abrange a piscina municipal, criamos a academia ao ar livre, que atende o público da terceira idade e trouxemos de volta o carnaval de rua.

Destaque também para nossa agenda política, com conquistas importantes para o município como a construção de 150 casas populares, duas novas creches, asfalto de Nipoã a Neves Paulista e a recuperação da malha asfáltica entre o município e a cidade de José Bonifácio (obras que ainda serão concretizadas e já assinadas).

Foram conquistadas também: uma retroescavadeira, aquisição de uma área para aumentar o cemitério e reforma da frota municipal.

Acontece em Revista: Em sua opinião, qual é a maior necessidade do município? Está tomando alguma providência nesse sentido?

Luciano Scalon: Existem várias deficiências, que eu diria históricas, ou seja, são longínquas, portanto requerem muita determinação, trabalho e paciência, temos, por exemplo, falta de emprego para o público feminino, que não possuem opções, o que nos causa grande preocupação, fazendo-nos investir em cursos de corte e costura, culinária, bordados, entre outros, tudo para buscar alternativas de renda, estamos viabilizando junto a Secretaria de Emprego e Relação de Trabalho do Estado, a instalação no município de cursos profissionalizantes para o público em questão.

Outra preocupação que nos faz apontar como prioridade, é a melhoria da educação e saúde no município, já estamos capacitando professores e buscando alternativas para futuros investimentos e na área da saúde já fizemos alguns avançamos, mas, conscientes que muito ainda preciso ser feito.

Acontece em Revista: Está conseguindo cumprir tudo o que planejou?

Luciano Scalon: Diria que estamos no caminho certo, foram inúmeras dificuldades, “passamos por poucas e boas”, começamos praticamente na estaca zero, havia certo descrédito, uma desconfiança natural, tivemos que fincar os pés, mostrar liderança, trazer a credibilidade que estava faltando; depois, foi questão de tempo e nós reativamos a maquina, partindo para o principio básico de arrumar a “casa” e foi o que fizemos. Estou convicto que já provamos nossa capacidade, já demos demonstração de nosso fiel desejo de que as coisas funcionem e posso garantir que muito mais vem por ai, é uma questão de confiança.

Acontece em Revista: Considerações finais.

Luciano Scalon: Quero de coração aberto, agradecer a todos que acreditam na real capacidade desta administração, a confiança de vocês é que nos faz forte, através de sua credibilidade temos energia suficiente para realizar cada vez mais.

Estamos apenas no início da caminhada, entre erros e acertos, sou mais a segunda opção, sou otimista por natureza, posso garantir que novos ventos haverão de soprar e com eles, uma coleção de vitórias, não só minha, mas, de toda uma coletividade.

Um abraço fraternal a todos, estaremos sempre juntos.
Autor: Daniel de Paula
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024