15 ABR 2016
A comemoração do Dia da Água em Nipoã
Água - Bem fundamental de preservação da vida
O Município de Nipoã comemorou o “Dia Mundial da Água” em ação conjunta entre o Departamento Municipal de Meio Ambiente, Escola Municipal “Dr. Sidney Scaff”, Centro de Educação Infantil- CEMEI, Projeto Guri, Programa Acessa São Paulo, SABESP e patrocínio dos Comerciantes do Município.

As ações programadas pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente para comemorar o dia Mundial da Água transcorrido no último dia 22 de março, teve parceria com a Escola Municipal “Dr.Sidney Scaff”, Centro de Educação Infantil- CEMEI, Projeto Guri, Programa Acessa São Paulo, SABESP e patrocínio de Comerciantes do Município, que se iniciaram no dia 17 de março com a realização do III Evento de Soltura de Alevinos, com alunos do 4º ano do período da manhã e do período da tarde da Rede de Ensino Municipal Dr. Sidney Scaff, no Córrego Cachoeira. No dia 21 de março foi realizado o plantio de mudas na área urbana do município com alunos do Centro de Educação Infantil – CEMEI. No dia 29 foi realizada palestra com o senhor Marcos Eduardo Cruz, funcionário da SABESP, para os alunos do projeto GURI e jovens participantes do Programa Acessa São Paulo, no período da manhã e período da tarde, na sala do Programa Acessa São Paulo, falando sobre a importância de águas superficiais não destinados ao abastecimento público e sobre águas subterrâneas para abastecimento publico, abordou temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e sobre a lagoa de tratamento e medidas para resolver problemas relacionados com poluição, com o objetivo de conscientização de que a água é essencial para todos os seres vivos e cobre cerca de 70% da superfície da terra. Os oceanos são responsáveis por 97,2% de toda a água do planeta, entretanto não podemos beber água do mar, por isso é necessário que as fontes de água doce sejam preservadas, neste movimento de conscientização e educação no uso da água.

Durante essa semana de eventos em comemoração ao Dia Mundial da Água as crianças aprenderam de forma divertida lições de como preservar a água e o meio em que vive.

O Gestor Ambiental João Ivan Giacon, responsável pelo Departamento de Meio Ambiente acompanhou as ações e parabenizou a todos os participantes envolvidos, inclusive as autoridades que apoiaram cada evento, destacando a presença da primeira dama, senhora Cely Cristina Scalon e do Vice Prefeito Municipal senhor Romildo Cavatão, que deixaram seus compromissos do dia a dia, para prestigiar esses eventos. Ainda salientou o Gestor Ambiental, a importância desses eventos, pois acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora. Na verdade, quando se realiza Educação Ambiental, está-se fiscalizando o futuro. Trabalhando na prevenção.
15/04/2016
A comemoração do Dia da Água em Nipoã