17 MAR 2014
Meio Ambiente promove capacitação dos professores da rede municipal sobre Poluição do Ar
Visando a necessidade de inserir a educação ambiental no ambiente escolar, de maneira que todos se mobilizem de forma efetiva para a melhoria da qualidade de vida, diante dos problemas ambientais do mundo, é muito importante que as novas gerações possam ter em seus currículos escolares a dimensão ambiental porque a escola é o lugar ideal para que esse processo aconteça. Assim, no dia 07 de março, foi realizada a primeira Capacitação de Professores da Rede Municipal de Educação, com o palestrante Prof. Eng.º José Mário Ferreira de Andrade, funcionário da CETESB, Agência Regional de São José do Rio Preto, visando demonstrar que o conhecimento dos conceitos do que seja Educação Ambiental, bem como o estudo do seu histórico proporciona uma visão ampla e atual das principais questões ambientais, colaborando para que se possa programar no ambiente escolar alternativas para sensibilizar alunos e funcionários. O tema abordado nesta capacitação foi a “Poluição do Ar”, demonstrado pelo palestrante como consequência do uso indiscriminado da atmosfera, que tem como resultado a presença ou lançamento na alta atmosfera de substâncias em concentrações suficientes para interferir direta ou indiretamente na Saúde, na segurança ou no bem estar do homem, no pleno uso e gozo de sua propriedade, no clima. A poluição atmosférica possui uma amplitude continental, global. Conclui-se ao final da palestra, conforme escreve Dalai-Lama, no livro o Caminho da Tranquilidade, que “cada indivíduo tem a responsabilidade de ajudar a levar nossa família global para o rumo certo. Ter boa vontade não é suficiente, é preciso nos envolvermos de forma ativa.”