19 SET 2013
Avaliação da intensidade de emissão de fumaça preta pela frota de Nipoã
No dia 22 de agosto, a Prefeitura de Nipoã, através do Departamento Municipal de Meio Ambiente, realizou a 2ª edição da Avaliação Veicular no ano de 2013. Este trabalho buscou avaliar a emissão de fumaça preta por veículos da frota municipal movidos a diesel.

A fumaça preta é um indicador da emissão de um dos mais agressivos componentes da poluição urbana: o Material Particulado (MP). Para a medição da intensidade de emissão de fumaça preta foi utilizada a escala de Ringelmann adquirida da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB).

Na amostra de veículos avaliada observou-se que a grande maioria dos veículos pertencentes a frota municipal está dentro da regulamentação.

De acordo com a legislação Estadual o grau de enegrecimento da fumaça de veículos movidos a óleo diesel não pode passar do nº 2 (corresponde a 40% de densidade) por mais de cinco segundos consecutivos excetuando a partida a frio e no presente trabalho somente um veículo ultrapassou este limite, sendo que 94,74% dos veículos diesel da frota municipal foram aprovados e identificados com o selo ambiental e 5,26% reprovado, sendo imediatamente comunicado ao setor de manutenção municipal para as devidas regularizações.