06 FEV 2015
SAÚDE E BELEZA
Saúde de Nipoã combate a invasão de escorpiões
Os escorpiões são animais invertebrados, estando enquadrados na classe dos aracnídeos, com diferentes espécies, são carnívoros e de hábitos noturnos. Usam seu veneno para imobilizar a presa, mas, também para digerir os órgãos internos e vísceras do animal.

Os predadores naturais do escorpião são aves, repteis, aranhas, formigas, entre outros, todos são venenosos, sua ferroada assemelha-se em grau de toxicidade da ferroada de uma abelha.

Eles adoram lugares frescos como debaixo de madeiras, tijolos, telhas, troncos e cascas de arvores e mato, muito mato. A secretaria da saúde de Nipoã, através do pessoal de controle de vetores, vem intensificando o trabalho de controle e combate ao escorpião, principalmente em áreas próximas a pastagens, matos, entulhos e que tais; “estamos realizando um trabalho de casa á casa, orientando, conscientizando o morador a manter seu imóvel limpo, cuidando principalmente da limpeza dos ralos, já que a barata é um petisco e tanto para o escorpião”, disse a coordenadora da saúde municipal, Jaqueline Startari.

Além de todos estes cuidados, houve uma dedetização nos locais de maior infestação; “o veneno elimina baratas, moscas, escorpiões, aranhas, formigas e pernilongos, provando que a administração mostra-se preocupada e sensível á causa”, falou a coordenadora.

O prefeito Luciano Scalon mostra-se bastante preocupado com a infestação de escorpiões; “estamos fazendo a nossa parte, peço o auxilio dos moradores no sentido de manter seus imóveis limpos, terrenos devidamente roçados e livres de entulhos, restos de madeiras e materiais de construção”, finalizou ele.