04 SET 2015
PERSONALIDADES NIPOENSES
Orlando Rodrigues relembra conquistas de quando foi prefeito em Nipoã
Personalidade da Semana
Orlando Ribeiro Rodrigues, mais conhecido como Doda, nasceu em 07 de julho de 1933 em Nipoã. Morava na área rural do município, perdeu a mãe muito cedo, aos 2 anos, e foi criado com ajuda dos avós. Frequentou os estudos até o 3º ano da época.

Casou-se em 29 de setembro de 1951 com Maria Oliveira Ribeiro, com quem teve quatro filhos Antônia, Antônio, Aparecida e Mauro. Têm ainda nove netos e cinco bisnetos.

“Trabalhava com café, mas depois que casamos mudamos para a fazenda que tínhamos e ficamos mais 11 anos. Lá mexia com gado, com retiro”, afirma Doda.

Entre os anos de 63 e 64 comprou um posto de combustíveis e se mudou para a cidade. “Naquele tempo só tinha uma bomba de gasolina, o óleo diesel eu buscava em Rio Preto e trazia em tambor num caminhão. Ficamos uns cinco ou seis anos nessa luta. Fui fazendo melhorias no posto, instalando bomba de óleo, depois de álcool. Fiquei 50 anos com o Posto São Paulo. Era meu filho que cuidava lá, depois ele enjoou e resolvemos vender no ano passado”, conta.

Resolveu entrar na política, se tornando vereador no ano de 1964, prefeito em 74 e vice-prefeito em 92. “Tivemos várias conquistas, construção do posto de saúde, pontos de concretos que no tempo era difícil, pois os militares que mandavam, não vinha dinheiro, eles vinham fazer a obra e não dava dinheiro para a prefeitura fazer. Naquele tempo era mais seguro, a coisa era mais honesta, hoje é meio bagunçado”, lembra Doda.

Ele ainda fala sobre as parcerias que teve. “Nós tínhamos uma Câmara de Vereadores muito boa, que sempre ajudou bastante na administração, então isso é muito bom. Sempre procuramos fazer o melhor para a população, para o povo. O povo sempre cooperou muito, naquele tempo conhecíamos toda a população, eleitor por eleitor, sempre muito amigos”, diz.

Duas das principais preocupações na época, o transporte de alunos e assistência social, eram precárias. “Antigamente era difícil, os governos davam fubá e feijão, que era a cesta básica da época. No começo que eu fui prefeito, a gente puxava os estudantes para Monte Aprazível de caminhão, depois no segundo ano de mandato comprei duas peruas Kombi para fazer o transporte, então era uma luta. Chovia muito e as estradas eram todas de terra, os alunos saiam a noite e ficávamos preocupados com os veículos encravarem”, disse.

Ele ressalta outros pontos de sua administração. “Naquele tempo fazia muito com pouco. Quando peguei a prefeitura não tinha nem condução, tinha uma motoniveladora velha e compramos uma nova, as estradas eram de terra, então tínhamos que fazer tudo, hoje em dia as usinas ajudam a fazer as estradas”.

Hoje em dia, já não pensa mais em voltar a disputar um cargo eletivo. Mantém uma rotina diária em que acorda às 05h, vai ao sítio tirar leite e zelar pela propriedade. Lá cria gado de engorda e vai duas vezes ao dia.

Gosta muito de Nipoã, lugar em que fez amigos e viu toda a evolução. “Gosto muito daqui. A cidade evoluiu muito, uns 200%, toda cidade pequena evolui muito com as usinas de cana-de-açúcar. O povo que morava no sítio também veio para a cidade. Aqui tenho amigos e aqui quero ficar”, destaca.

Para finalizar, deixa um recado ao povo nipoense. “Agradeço ao povo do município que sempre colaborou com a gente desde o tempo que tinha o posto e até hoje continua muito bom. Mesmo vindo muita gente de fora, são todas pessoas boas. Quero desejar felicidade a todos”, finaliza Doda.
Autor: Daniel de Paula