04 SET 2015
Nipoã completa 60 anos de emancipação política
Prefeito prepara Rodeio em comemoração e fala sobre o momento do município
Na próxima terça-feira, 08 de setembro, Nipoã completa 60 anos de emancipação político-administrativa e tem como principal comemoração a realização da tradicional Festa do Peão nos dias 04, 05 e 06 de setembro. Além disso, o prefeito Luciano Scalon comenta o atual momento vivido pelo município.

Sobre o atual momento, o prefeito diz que é desfavorável. “Infelizmente ainda convivemos com um quadro desfavorável, sendo prejudicados nos repasses do Estado e da União, estamos trabalhando no limite, fazendo de tudo para manter os salários em dia, pagamento de fornecedores, serviços diários e que tais; mas, sou otimista, acredito que este quadro vai passar e nós poderemos respirar mais aliviados”, afirma Scalon.

O chefe do Executivo fala sobre a expectativa para restante do ano. “Tudo vai depender da normalização dos repasses, somos pequenos, nossa arrecadação é mínima, somos dependes de recursos oriundos do Estado e da União, estamos trabalhando para que tenhamos um restante de 2015 satisfatório sem grandes traumas”, diz.

Scalon destacou as obras em andamento. “Estamos construindo uma nova creche escola, 46 unidades de moradias populares, recuperando o asfalto da vicinal que liga o município a cidade de José Bonifácio, deixando claro, os serviços estão sendo feitos até o limite entre os mesmos, haja vista, que cada um é responsável pela sua área, finalizamos o barracão de festas no recinto de exposição e estamos construindo outro na escola municipal, onde as crianças poderão desenvolver diversas atividades extracurriculares”, destaca. Ele ainda fala sobre a entrega das casas populares. “Acredito que até fevereiro ou março de 2016 estaremos entregando as mesmas. Vale informar que já temos protocolado junto a Secretária de Habitação do Estado a construção de mais 150 moradias, só estamos aguardando o aval, que acredito sair no ano que vem”, completa.

O prefeito ainda pontua investimentos em algumas áreas de suma importância no município.

“Na educação temos um transporte de alunos de qualidade, com ônibus novos e seguros, na merenda existe o acompanhamento nutricional, com alimentação balanceada, nutritiva; criamos um laboratório de informática, fizemos melhorias na estrutura física da escola, melhora no material didático utilizado pelos professores, cursos e que tais para aperfeiçoamento das aulas ministradas, construção de um parquinho para o lazer das crianças e um barracão para atividades extracurriculares; doação de uniforme completo para os alunos de materiais como mochilas, lápis, cadernos, entre outros”.

“Na saúde no transporte de pacientes com aquisição de novas viaturas, equipamentos como aparelho de Rx, medicamentos, materiais diversos, reforma e melhoria da estrutura física do centro de saúde, adesão de todas as campanhas de saúde, intensificação no trabalho de combate à dengue e ações da vigilância sanitária, cursos, simpósios e reuniões com funcionários e público alvo, criação do ACS – Agente Comunitário de Saúde”.

“No social temos como base primordial a criação de fonte de rendas para famílias carentes, para tanto, realizamos vários cursos de capacitação com alimentos, materiais de couro e bambu; nossas assistentes sociais realizam constantemente visitas domiciliares, realizam seminários, encontros, reuniões socioeducativas, teatro, e que tais, distribuímos cestas básicas e medicamentos para idosos e pessoas que por um motivo ou outro estão vivendo com dificuldades; ampliamos o atendimento na creche escola, criamos novas vagas e estamos construindo um prédio novo para este fim”.

Também houve melhorias nas ruas e vem mais por aí. “Já recapeamos algumas ruas, estamos só aguardando a liberação do Estado para dar sequência as mesmas e estamos recuperando parte da vicinal que liga o município a cidade de José Bonifácio. Também levamos asfalto para áreas que não contavam com a infraestrutura”, lembra o prefeito.

Scalon finaliza com uma mensagem. “Quero expressar aqui o sentimento de carinho e amor que sinto por esta terra, é motivo de orgulho poder administrar este município, fazer um trabalho voltado para as classes sociais, sem discriminação, ódio ou preconceito. Vivemos tempos difíceis, onde a economia do país não anda bem, o desemprego bate nas portas e o dinheiro some, mas, devemos ser otimistas, acreditar em novos tempos, não perder aquilo que chamamos de fé, esperança e sonhos. Ao longo da história política, Nipoã mostra que está no caminho certo, nosso comércio busca uma variante, com opções de compra, novos investimentos imobiliários, a válvula que mantém tudo funcionando, falo de você trabalhador e trabalhadora nipoense, com sua luta, seu suor, tem nos ajudado a crescer, a ter uma escola de qualidade, uma saúde comprometida em combater as doenças na sua essência. Parabéns Nipoã, parabéns povo nipoense, faça valer a pena, acredite nos seus sonhos, siga adiante sem medo, com fé, cheio de amor para dar e receber, comprometa-se a fazer o melhor ou pelo menos tentar. Um forte abraço a todos”, finaliza o prefeito Luciano Scalon.

Festividades

O aniversário de 60 anos de emancipação político-administrativa de Nipoã conta com a tradicional Festa do Peão, que acontece nesse final de semana, com shows de Zé Neto & Cristiano (04), Juliano Cezar (05) e Jeferson & Kaian (06). A festa conta com realização da Prefeitura e Câmara Municipal de Nipoã. A entrada é 1 kg de alimento (arroz ou óleo) para cada noite do evento. No dia 06, domingo, às 08h30 será realizada uma Missa em ação de graças ao aniversário do município e a partir das 10h acontece o desfile típico pelas ruas da cidade.

No dia 08 de setembro haverá a Sessão Solene na Câmara Municipal a partir das 20h.

“Aproveito o ensejo para convidar toda a região para prestigiar nossa Festa do Peão, que com certeza será de absoluto sucesso”, convida o prefeito.
Autor: Daniel de Paula
04/09/2015