02 SET 2014
Prefeitura de Nipoã realiza avaliação da emissão de fumaça preta na frota municipal
Os veículos que compõem a frota municipal de Nipoã passaram por uma inspeção ambiental. O trabalho é desenvolvido de forma rotineira e é voltado para a preservação do meio ambiente.

Dentro do cronograma de atividades, foi realizada no dia 18 de agosto, uma inspeção nos veículos do município que são movidos a diesel. O intuito do trabalho é fiscalizar a emissão de fumaça preta emitida pelos veículos.

O Gestor Ambiental da prefeitura, João Ivan Giacon, utilizou como parâmetro a Escala Ringelmann que, baseada na coloração, indica os níveis de poluição. Após a inspeção, os veículos que passaram pela avaliação receberam um selo de aprovados.

Segundo o Gestor, o trabalho é importante, porque os gases da fumaça preta são altamente poluentes. “Inspecionamos todos os veículos a diesel, porque o diesel é um combustível muito poluente e a fumaça dele tem os gases que provocam o efeito estufa”, disse o Gestor João Ivan.

O profissional explicou que ao contrário do diesel o etanol é o combustível menos poluente. “Muitos desconhecem, mas com a chegada do inverno os problemas de poluição aumentam nos veículos automotores e o assunto redução de emissões de poluentes e a prevenção do meio ambiente ganha destaque”, afirma.

As condições meteorológicas são desfavoráveis à dispersão de poluentes e o motorista que não estiver com o veículo regulado enfrenta problemas, como a emissão da fumaça preta que gera efeitos maléficos à atmosfera. Esta fumaça, que é resultado da queima de combustível incompleta, é composta basicamente por carbono (fuligem) e as suas partículas que causam graves danos à saúde, como irritação nos olhos e garganta, redução da resistência às infecções, além de doenças crônicas que colocam em risco a qualidade de vida. Além disso, provoca descoloração e corrosão de materiais, além de afetar os vegetais.

De acordo com informações da CETESB, o Estado de São Paulo detêm aproximadamente 40% da frota automotiva do país.