05 JAN 2017
Entrevista com o prefeito Luciano Scalon, administração 2013-2016 de Nipoã
Prefeito adm 2013-2016: Luciano Cezar Scalon - PP

1 - Como o senhor está se sentindo ao deixar o governo de Nipoã após 4 anos?

Tranquilo, com o dever cumprido, vivemos um período de crise, onde a escassez dos recursos é enorme, mas, não nos deixamos abater e corremos atrás dos nossos objetivos, que não foram poucos. Algumas críticas são inevitáveis, mas, nunca pecamos pela omissão, sempre tivemos a responsabilidade de guiar com sabedoria as rédeas da administração pública, penso que vamos deixar um legado de boas conquistas, inclusive, de convênios firmados junto a esfera Estadual e da União, que infelizmente não teremos tempo hábil de executa-las, mas será uma boa herança para o próximo prefeito.

2 - Entre as várias realizações de seu mandato, quais que merecem destaque?

Alavancamos a qualidade do atendimento nas áreas da saúde e da educação, que sempre foram prioridades do nosso governo, viabilizamos melhorias estruturais no centro de saúde e nas escolas municipais, melhoramos o atendimento médico, a distribuição de medicamentos e trocamos a frota de ambulâncias; na educação também tivemos um avanço considerável na qualidade do ensino, na merenda escolar, no material didático e na dinâmica dos professores e funcionários. Vale lembrar que estamos finalizando uma nova creche escola, onde atenderemos um número maior de crianças, num ambiente meticulosamente preparado para o desenvolvimento de atividades sócio educacionais. Outra importante obra é a conclusão de 46 unidades habitacionais, que irão combater o déficit existente na área, vale dizer, que estamos compromissados com o Governo Estadual na construção de mais 126 moradias populares, herança para a próxima administração.

3 - O senhor queria ter feito algo que não conseguiu? O que?

Não existe unanimidade, como dizia o dramaturgo ela é burra, portanto, dizer que fomos infalíveis, que fomos cem por cento já é um pouco demais, sempre fica alguma coisa, tem aquela velha história poderia ter feito isso ou aquilo, mas, junta-se aí, uma centena de pormenores que atrapalham, entre as principais, estaria a falta de recursos, já que todos nós estamos cansados de saber que a arrecadação do município é pífia e que dependemos de recursos oriundos do Estado ou da União. Tempos atrás, o prefeito de Nhandeara, Odilon da Silveira, concedeu uma entrevista para um semanário da região, no qual ele foi muito feliz ao afirmar que hoje não basta você ser o prefeito, você tem que ter uma mistura de vários conhecimentos em diversas áreas como: jurídica, administração contábil, entre outras. É uma fonte interminável de obrigações e tendências que você precisa a todo momento separar o trigo do joio, prevalecer prioridades, que muitas vezes não são lá muito simpáticas perante a opinião pública.

4 - Teve alguma decepção, administrativamente falando, durante este período?

Decepções são inúmeras, mas, não vale a pena cita-las, já que corremos o risco de nutrir algumas inimizades que não devemos cultiva-las, mesmo porque, após a tempestade sempre vem a bonança, foram quatro anos de muita luta, perseverança e conquistas; deixamos as decepções de lado e focamos o otimismo em dias melhores para todos, independentemente de qualquer vazio que possa ter ficado.

5 - Pretende concorrer ainda a algum mandato eletivo?

O futuro a Deus pertence, hoje temos uma visão, amanhã sei lá, confesso que estou cansado, preciso de um tempo para repor as energias, só não sei o quanto vai durar, pode ser minha aposentadoria da vida pública ou não, como já disse, o futuro a Deus pertence.

6 - Qual é a principal diferença entre Nipoã de 2013 e a de hoje?

Muita coisa mudou, mas, a visão administrativa é sem dúvida um dos nossos legados de vital importância para os próximos mandatos, alteramos os rumos de uma soma de pormenores que nunca nos levou a nada vezes alguma coisa, era chover no molhado sempre, obedecendo cegamente a uma conjuntura de vícios que só atrapalham o bom andamento das ações públicas; graças a Deus tivemos o privilégio de quebrar alguns elos desta maldita corrente, hoje, o município encontra-se apto a novas aberturas, investimentos que servirão prontamente para alavancar definitivamente o desenvolvimento e o progresso da cidade.

7 - Um conselho para o próximo prefeito.

Tenha os pés no chão, haja com humildade sempre, não queira resolver os problemas do mundo, lembre-se, você é prefeito de Nipoã, estará a todo momento em contato com o povo, será cobrado como nunca, será exigido como nunca, o senhor será prefeito 24 horas, sem interrupção, as vezes um filme de comédia, em outras, filme de terror, com final trágico e melancólico; no final o que conta é a somatória de tudo, é ter a consciência tranquila do dever cumprido, o resto, bem o resto, a história se encarregará de contar.

8 - Quer acrescentar algo?

Quero deixar uma mensagem de otimismo a todos os nipoenses, focar o que temos de melhor que é a esperança, essa força interminável que possuímos, nos ajudando a sobreviver nos piores pesadelos, meu abraço fraternal a todos que acreditaram em nosso trabalho, aos amigos, fornecedores, funcionários e vereadores que estiveram conosco nas mais diversas ocasiões; peço a Deus que faça deste Natal um encontro mágico das famílias, que as diferenças sejam colocadas de lado e que o menino Jesus nos contemple com seu exemplo de amor ao próximo; que todos tenham um ano que está nascendo de muitas conquistas, com muita saúde, paz e prosperidade.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024