05 MAI 2023
PLANEJAMENTO DA LDO - 2024

Pode ser uma imagem de 11 pessoas e textoNa manhã da última quarta-feira (03/05), na nova Sala de Reunião do Paço Municipal de Nipoã, estiveram presentes o Prefeito Zé Pedro Rampim, e os Coordenadores de cada setor de nosso município.

A pauta em questão foi o “Planejamento da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) - 2024”, cujo objetivo foi o de esclarecer dúvidas dos Coordenadores de cada setor do município em relação a elaboração da LDO, e incentivar a maior participação de todos os envolvidos no processo de planejamento, tendo em vista ser imprescindível a consulta a cada Coordenador (muito em breve também para Audiências Publicas) para que o planejamento seja elaborado da forma mais próxima possível à realidade e necessidades do município.

📌Mas afinal, o que é o PLANEJAMENTO DA LDO?
O nome já diz tudo PLANEJAMENTO, nele são estabelecidos pelo Próprio Coordenador de setor os principais OBJETIVOS, e quais serão os meios UTILIZADOS para ALCANÇÁ-LOS.

📌E qual a qual a importância?
Sabendo que a capacidade financeira do município é limitada, o planejamento é fundamental para destacar prioridades, e quais serão seus investimentos. Tendo essa organização, diminui-se a necessidade de agir por improviso, facilita os processos de contratação, permite a melhoria do controle, e os objetivos ficam mais fáceis de serem alcançados. A intenção da exigência em seguir esses parâmetros é de dar mais liberdade ao Coordenador do Setor, já que ele está diariamente acompanhando o desenvolvimento de seu meio, e sabe quais são as principais carências de seu Setor.

O Planejamento no Setor Público (Municípios, Estados e União) é obrigatório e consta na Constituição Federal/1988 no Art.165, o qual determina a elaboração, de iniciativa do Poder Executivo, das seguintes Leis Fundamentais: Plano Plurianual, Diretrizes Orçamentárias e Orçamento Anual.

Não há conquistas sem objetivos!
EM FRENTE! ✈️