14 AGO 2014
Ação Educativa de Combate à fumaça preta é uma das estratégias da Prefeitura de Nipoã no combate à poluição do ar.
Nesta quinta feira, 14/08, a Prefeitura de Nipoã, por meio do Departamento de Meio Ambiente (DMA) efetuou orientação a 96 motoristas de caminhões, ônibus, vans e caminhonetes durante a Campanha Educativa "Controle de Fumaça Diesel". O objetivo foi de orientar e alertar os motoristas de veículos a diesel sobre a regulagem dos motores para que se reduza a emissão da fumaça preta, contribuindo com a diminuição e controle da poluição do ar no município e no Estado de São Paulo. "É necessário que as pessoas se conscientizem da necessidade de pensarmos nessas questões ambientais", ressalta o Gestor do Meio Ambiente, João Ivan Giacon. "Nossa ideia é dar a oportunidade de a pessoa poder adequar seu veículo, cumprindo com a legislação ambiental, respeitando o meio ambiente", completa. Durante toda a ação, a equipe da Secretaria de Esporte, Sabesp, Vereadores, melhor idade e do Meio Ambiente distribuiu folhetos com orientações e dicas aos condutores. Em suas ações, a CETESB destaca que o cidadão pode participar dos esforços para melhoria da qualidade do ar denunciando os veículos que emitem fumaça em excesso pelo 0800 11 35 60 e pelo site www.cetesb.sp.gov.br. A ação, que aconteceu na Rua Rio Grande do Sul, próximo o bar do senhor Ademir, durou cerca de uma hora.

Como evitar a fumaça preta
Segue abaixo algumas dicas de como evitar a fumaça preta:

- Mantenha o motor do seu veículo regulado;
- Faça revisão preventiva;
- Na manutenção do seu veículo, exija que a regulagem do motor e a troca de peças sejam feitas de acordo com as especificações do fabricante;
- Mantenha o sistema de escapamento em ordem;
- Abasteça com combustível de boa qualidade;
- Preste atenção na pressão dos pneus e evite o excesso de carga;
- Desligue o motor do veículo sempre que estiver estacionado.
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024