18 MAR 2021
Vice-prefeitos falam sobre início de mandato - Nipoã
Elizeu de Tofoli Martin (PATRIOTA)
1 - Quem é o vice-prefeito Elizeu?

Meu nome é Elizeu de Tofoli Martins, sou de agosto de 1973, nascido e criado aqui em Nipoã, filho de Santo Martins Gramacho e de Olinda de Tofoli Martins, estudei até a sétima série ginasial, somos em cinco filhos, uma infelizmente já falecida, venho de origem humilde, me casei com a senhora Marcia Aparecida Martins, tivemos três filhos; trabalhei na roça, fui motorista de caminhão e comerciante, na gestão do então prefeito Luciano Scalon, trabalhei como fiscal geral por um período, no qual não me arrependo e onde tive oportunidade de conhecer boa parte do sistema funcional de uma prefeitura de cidade modesta e pequena como a nossa; sempre estive envolvido com muitas pessoas, seja no trabalho, na vida social, no comercio e no dia-a-dia, despertando uma vontade de poder contribuir com a vida em comunidade, fato que me fez pensar seriamente em ocupar um cargo público; a princípio ponderei a ideia de me lançar candidato a prefeito, filiei-me ao partido Patriota, mas, daí, surgiu o convite do senhor José Pedro Rampim para uma candidatura a vice-prefeito, conversei com a família, com minha esposa e aceitei, já que os ideais são muito parecidos.

2 - Como está sendo o início de mandato?

Muito estudo, muita calma, sabedoria e planejamento, as dificuldades existem, dinheiro escasso, dividas, anseio da população, enfim, um compromisso sério, responsável e com objetivo, estamos caminhando como deve ser em toda etapa inicial, cautela, objetividade, criatividade e respeito à população.

3 - Qual seu papel na Administração Municipal enquanto vice-prefeito?

Quando recebi o convite para compor o cargo de vice, falei para o senhor José Pedro que não seria um mero espectador, não aceitaria receber o salário, ficando em casa, ele mostrou-se animado, dizendo que não esperava de mim outra colocação, minha atuação tem sido de acompanhar diretamente o trabalho feito na cidade e zona rural, não deixando de participar de reuniões, encontros e afins políticos, ou seja, estou sempre por perto.

4 - O que as pessoas podem esperar do seu trabalho como vice-prefeito?

É como disse na pergunta acima, estou sempre próximo, na verdade sou um porta voz da administração, na rua as pessoas me reivindicam melhorias, reclamações, sugestões e que tais; na verdade estou para o que der e vier, confio plenamente na pessoa do prefeito, sei que ele é mais do que preparado, estamos prontos para realizar um grande trabalho.

5 - Quais características e pensamentos lhe aproximam atualmente na parceria com o prefeito?

Conheço o perfil do senhor José Pedro á muito tempo, sei o quanto ele é honesto, honrado, dinâmico, um sujeito com larga experiência, ele possui todas as virtudes para a realização de um grande trabalho; o que mais me agrada é que poderemos fincar raízes e mudar o jeito de se fazer política no município, não existe moeda de troca, não existe apadrinhamento e nem conchavos, somos unanimes na questão de se trabalhar para a coletividade, criando uma nova visão de se fazer direito, com responsabilidade, objetividade, respeito e inteligência.

6 - Na sua visão, qual será o principal desafio da cidade para os próximos quatro anos?

Estamos vivendo um momento cruel, onde vidas estão sendo ceifadas por conta de um vírus, infelizmente a rotina não é a mesma, existe cuidados que precisam ser tomados, mas, vamos torcer pela vacina e daí poderemos buscar empregos para a população, principalmente os jovens e as mulheres, onde o espaço é pequeno, devemos adotar uma política de apoio as pequenas empresas, produtores rurais e demais formadores de empregos e investimentos, não esquecendo do trabalho social, principalmente neste momento de pandemia, onde as pessoas estão sofrendo com a falta de recursos financeiros; temos a preocupação da logística, de investimentos de infraestrutura e claro do lazer, entretenimento, saúde e educação.

7 - Em seu ponto de vista, o que precisa melhorar urgentemente em seu município?

Como disse na pergunta acima, precisamos buscar opções de emprego e renda para os jovens, mulheres e demais desempregados, sem dúvida, este é o problema a ser resolvido.

8 - Nessa época de crise devido a pandemia da Covid-19, o que poderia ser feito para alavancar o comércio local?

Olha infelizmente a saúde regional está entrando em colapso, números de leitos em U.T.I.s estão diminuindo, pessoas estão morrendo, o comerciante vai ter que ser criativo, a internet, o celular, a entrega de produtos tem que ser agilizadas, objetivas e prontas para atender a demanda; o Governo Estadual elabora decretos, temos que cumpri-los, nossa equipe de saúde trabalha com possibilidades, ora flexíveis, noutras nem tanto, temos que seguir um protocolo rígido de prevenção ao vírus, com medidas que afetam diretamente o comercio, por hora, devido a calamidade dos números, a falta de vacinas e o perigo que nos ronda, não vejo muitas alternativas, a não ser a compreensão e repito a criatividade; lembrando que estamos prontos para atender toda a classe para a busca de novos caminhos.