22 FEV 2024
NIPOÃ RECEBE PRÊMIO – MUNICÍPIO DESTAQUE NA ALFABETIZAÇÃO
Na última terça-feira (20) o Governo Estadual de São Paulo através da Secretaria Estadual de Educação lançou o programa Alfabetiza Juntos SP, iniciativa que pretende unir os 645 municípios e as 91 diretorias de ensino da rede estadual com o objetivo de atingir a alfabetização de crianças até os sete anos de idade. O anúncio foi feito pelo governador Tarcísio de Freitas em solenidade na Sala São Paulo, na capital, onde o Diretor Coordenador da Educação, Tiago Henrique Oliveira marcou presença e recebeu o prêmio de “MUNICÍPIO DESTAQUE NA ALFABETIZAÇÃO”, com um dos maiores percentuais de alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental como leitores fluentes do Estado.

O Programa Alfabetiza Juntos SP, vai enviar junto ao Governo Estadual material didático aos municípios, formar professores e ampliar a aplicação da Avaliação da Fluência Leitura pela Secretaria da Educação.
FLUÊNCIA LEITORA 📖

Em 2023, a Secretaria da Educação implantou a Avaliação de Fluência Leitora em duas etapas e obteve resultados fundamentais para balizar as ações do Alfabetiza Juntos SP.
Com isso, os alunos da E.M.E.F Dr. Sidney Scaff, juntamente com as professoras, Adriana dos Santos Lima, Maria Dolores Romera e Sandra Tauber Debiazi impulsionaram o projeto dentro do município e obtiveram grande adesão e resultado com os alunos. Como exemplo, no ano passado trouxemos a matéria do aluno, Ivan Ferreira de Moraes Junior, que leu 23 títulos de livros diferentes.

"É com imenso orgulho que compartilho esta conquista com toda a comunidade de Nipoã, onde alunos e professores desempenham papéis fundamentais. Quero parabenizar a todos pelo excelente trabalho realizado. Expresso minha profunda gratidão ao Prefeito José Pedro pelo incansável apoio à nossa rede de educação. Sabemos que ainda há muito a conquistar, pois acreditamos que a educação é o alicerce mais sólido na formação de nossas crianças." - ressalta Tiago Oliveira, Diretor Coordenador de Educação.

A Diretora da Escola Sidney Scaff expressou sua profunda gratidão e alegria ao comentar sobre a premiação recebida pelo município. Ela compartilhou: "Quando recebi a notícia da premiação, uma onda de felicidade tomou conta de mim, até me arrepiei. Nossos resultados são verdadeiramente o fruto do árduo trabalho da coordenação e dos professores, que realmente abraçam a missão da nossa escola. Temos uma equipe maravilhosa, dedicada e completamente comprometida com a educação. Além disso, os investimentos feitos pela administração atual têm sido fundamentais. É crucial destacar também o comprometimento das famílias, pois escola e pais estão unidos, caminhando lado a lado para alcançar e celebrar esses resultados." - ressaltou Marilsa Aparecida Fernandes.

A Professora Adriana compartilhou suas reflexões enfatizando a relevância da leitura e expressou sua alegria: "A leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento humano. É por meio dela que enriquecemos nosso vocabulário, crescemos intelectualmente e transformamos vidas. Estou verdadeiramente feliz e grata por esta premiação, que é o fruto do trabalho conjunto de uma equipe dedicada a um único propósito. Parabenizo calorosamente os alunos por sua contribuição."

Maria Dolores expressou sua alegria e gratidão, destacando a importância dos pais: "Estou muito feliz! Esta premiação é um sinal de que estamos trilhando o caminho certo e nos inspira a seguir em frente. Cada conquista dos nossos alunos é também nossa. Quero expressar minha gratidão aos pais pela confiança, dedicação e apoio ao nosso trabalho."

Sandra Tauber, professora, ressaltou a importância da leitura: "Ler é fundamental para estimular a curiosidade, a imaginação e a criatividade. Através da leitura, a criança desenvolve a habilidade de perceber e lidar com sentimentos e emoções. Além disso, a leitura é essencial para o desenvolvimento da linguagem oral e para estimular o aprendizado da escrita."

EM FRENTE
✈️