22 JUL 2021
Nipoã inicia Programa Semana Solidária
Ação oferece trabalho temporário e auxílio a pessoas que estejam desempregadas
A partir da próxima semana, está previsto o início dos trabalhos para o primeiro grupo do “Programa Semana Solidária”, desenvolvido em Nipoã. A ação consiste em oferecer trabalho temporário, sem vínculo empregatício, para desenvolver atividades de limpeza e serviços gerais no município.

A ideia inicial do programa foi apresentada ao prefeito José Pedro Rampim, pelo vereador Fábio Scalon, durante uma reunião com outros membros do Legislativo. “Conversamos sobre a ideia inicial, analisamos, aprimoramos, enviamos um projeto para a Câmara e foi aprovado, portanto decidimos implantar em Nipoã”, afirma o prefeito.

O programa será realizado 1 ou 2 vezes por mês e formará dois grupos de, no máximo, 10 pessoas. O beneficiário do programa receberá um auxílio por dia de atividade, sendo no valor de R$ 50,00 para cada dia, podendo atuar em serviços de limpeza pública e gerais de interesse público. O beneficiado que trabalhar pelo período de 5 dias, ou seja, uma semana, além dos R$ 250,00 de auxílio, também terá o direito de uma cesta básica, que será distribuída pelo Departamento Municipal de Assistência Social.

“Esperamos com o programa ajudar as pessoas que já estejam sem renda há um bom tempo, eles voltarão a ter renda e o município terá uma força de trabalho para atuar onde necessita. Para isso, vamos criar dois grupos de 10 pessoas, para trabalhar duas semanas por mês, mas vale ressaltar que esses grupos será rotativo, as pessoas do primeiro grupo serão diferentes do outro grupo e assim sucessivamente até que todos tenham participado, só então poderá ser repetido o mesmo beneficiário. Até na sexta-feira, já tínhamos 29 inscrições, a Assistência Social fará a seleção e quem não for chamado neste primeiro momento ficará na lista de espera”, explica o prefeito.

Os interessados em participar do programa deverão realizar sua inscrição no Fundo Social, através de ficha cadastral. Para realizar a inscrição o munícipe deve levar: RG e CPF; Carteira de Trabalho; Comprovante de Residência; Certidão de Casamento/Nascimento; Certidão de Nascimento dos filhos menores de 14 anos ou inválidos de qualquer idade; e CPF dos dependentes, se houver.

Para o recrutamento (contratação) dos trabalhadores serão avaliados os seguintes critérios: Maior tempo em situação de desemprego e/ou sem ter aferido qualquer tipo de renda; Condição socioeconômica familiar. Para mais informações, o interessado deve procurar o Fundo Social de Nipoã, que fica na Rua Paraíba, 540. O horário de funcionamento é das 08h às 16h30. AS informações também podem ser obtidas pelo telefone (17) 3277-9001.
Autor: Daniel de Paula