03 JUL 2013
Programa Municipio Verdeazul
Relatório de fumaça preta – 1º semestre de 2013. Data base 13/04/2013
Este trabalho buscou avaliar a emissão de fumaça preta dos veículos movidos a Diesel da frota municipal de Nipoã – SP. A fumaça preta é um indicador da emissão de um dos mais agressivos componentes da poluição urbana: o material particulado (MP). Este material é extremamente nocivo à saúde dos seres vivos, essas partículas são de dimensão muito pequena que penetram facilmente nos pulmões levando toxinas à corrente sanguínea. Os grupos populacionais mais afetados são fetos, crianças abaixo dos 5 anos de vida e idosos.

Material E Métodos

A avaliação da intensidade fumaça preta foi feita segundo a escala de Ringelmann

Adquirida da Cetesb .

Esta escala possui 5 gradações de cinza indo do nº 1 com densidade de 20% até o nº 5 com densidade de 100%. A avaliação é feita a uma distância mínima de 20 metros do tubo de escapamento a ser observado e de tal forma que a luz do sol não atrapalhe. Em seguida, o observador deverá estender o braço com o cartão e olhar através do orifício para comparar a tonalidade da escala que mais se assemelha com a tonalidade (densidade) da fumaça.

Resultados e Discussão

Após a realização do procedimento mencionado anteriormente obteve-se o seguinte:

Avaliação fumaça preta – veículos oficiais

N° FROTA

MARCA/TIPO

N° PLACA

DENSIDADE DE FUMAÇA (segundo a escala de Ringelmann).
1. Micro Ônibus CDV-2285 40% - APROVADO
2. Micro Ônibus BFY-2769 80% - REPROVADO
3. Micro Ônibus CPV-2629 20% - APROVADO
4. Micro Ônibus DJM-1519 80% - REPROVADO
5. Micro Ônibus DJM-2013 20% - APROVADO
6. Micro Ônibus CMW-8737 20% - APROVADO
7. Ônibus CPV-2628 20% - APROVADO
8. Basculante Mercedes Bens CPV-2622 20% - APROVADO
9. Basculante Mercedes Bens CPV-2621 40% - APROVADO
10. Basculante VW CPV-2623 20% - APROVADO
11. Caminhão Ford (lixo) - 20% - APROVADO
12. Trator 235 – Agrícola - 40% - APROVADO
13. Trator Agrícola - 20% - APROVADO
14. Trator Valmet 685 - 40% - APROVADO
15. Fiat Ducato Minibus CPV-2624 20% - APROVADO
16. Pá Carregadeira Michigan - 80% - REPROVADO
17. Retroescavadeira - 20% - APROVADO
18. Maquina motoniveladora - 40% - APROVADO
19. Pá Carregadeira W 20 - 40% - APROVADO

Foi criado um adesivo para identificar os veículos aprovados no teste conforme se pode ver na figura.

Conclusão:

De acordo com a legislação Estadual, Municipal e Decreto regulamentador, o grau de enegrecimento da fumaça de veículos movidos a óleo diesel não pode passar do nº 2 (corresponde a 40% de densidade) por mais de cinco segundos consecutivos excetuando a partida a frio e no presente trabalho foi observada a reprovação de 15,79% e aprovada 84,21% da frota municipal avaliada, após o teste os veículos aprovados foram identificados com o selo de aprovação e nos veículos reprovados foi efetuado laudo de reprovação e encaminhado ao setor competente da Prefeitura Municipal com o objetivo de manutenção.