22 FEV 2017
2057 visualizações
Prefeitura Municipal de Nipoã, através do Departamento de Meio Ambiente, faz descarte de 30 toneladas de pneus inservíveis de forma adequada ambientalmente
De janeiro até a presente data, foram descartados de maneira adequada ambientalmente, 30 toneladas de pneus considerados inservíveis, e que certamente seriam responsáveis por poluir o meio ambiente, foram coletados no município e descartados de maneira adequada através de uma entidade sem fins lucrativos, com sede na cidade de São Paulo. Tudo foi possível graças a uma parceria entre a Prefeitura de Nipoã e a Reciclanip, que foi criada no ano de 2007 por fabricantes de pneus novos, com o objetivo de promover a coleta e o destino ambientalmente adequado de pneus usados e não mais utilizados para a rodagem, contribuindo para a preservação da natureza e melhoria da qualidade de vida da população.

A parceria foi firmada através do consorcio CIDAS, formado pelas prefeituras das cidades de Cosmorama, Américo de Campos, Votuporanga, Valentim Gentil, Meridiano, Pontes Gestal, Paulo de Faria e Cardoso, prevendo a adoção de medidas de prevenção para evitar danos ambientais e que possam afetar a qualidade de vida da população. A ação da entidade, em parceria com a Prefeitura Municipal, é comparada aos principais programas de reciclagem desenvolvidos no país, em especial o de latas de alumínio e embalagens de defensivos agrícolas.

Segundo o Gestor Ambiental do Departamento de Meio Ambiente, João Ivan Giacon, o trabalho da Reciclanip consolida o Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, criado em 1999 pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), entidade que representa os fabricantes de pneus novos, cumprindo a Legislação Ambiental e atendendo a resolução 416/2009 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que regulamenta o descarte, acondicionamento e a destinação final adequada dos resíduos pneumáticos, classificados como perigosos.

Por determinação da Prefeitura Municipal, através do senhor Prefeito José Lourenço Alves, o ponto de coleta de pneus inservíveis continua na Avenida Felipe Jorge, em uma área que possui capacidade para acondicionamento de dois mil pneus de veículos de passeio ou 800 pneus de veículos de carga.

O secretário municipal do Departamento de Obras e Serviços, Aparecido João Pereira, disse que a parceria com uma empresa de coleta e descarte adequado de pneus inservíveis, como também a instalação de um ponto de coleta desse material na cidade, fazem parte das diretivas prevista no Programa Município Verde Azul. O recolhimento desses pneus é realizado em toda a cidade por profissionais da Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal. A origem dos pneus é diversa: borracharias, revendedoras e dos próprios cidadãos. Depois de coletados, os pneus são encaminhados ao ponto de coleta, ficando aguardando a retirada de forma adequada, que após coletados pela Reciclanip, os pneus são triturados e podem ser reaproveitados como combustível alternativo para as indústrias de cimento ou de caldeiras, na fabricação de asfalto ecológico, solados de sapato, em borrachas de vedação, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais e tapetes para automóveis.

O Encarregado do Setor de Controle de Vetores Municipal, senhor Jose Antônio Alves alerta que um pneu pode demorar mais de 150 anos para se decompor. Por isso os pneus inservíveis, descartados de forma inadequada, podem causar sérios riscos ao meio ambiente e à saúde da população. Ainda, ressaltou que os pneus abandonados em ruas, quintais e oficinas podem servir como foco para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.

Os pneus podem ainda causar entupimentos nas redes de esgoto, aumentando o risco de enchentes, além de poluir os rios e ocupar um volume significativo nos aterros sanitários. Caso sejam queimados de forma inadequada a fumaça gera poluição atmosférica. Por isso, é fundamental investir em sua reciclagem, evitando o descarte na natureza.

“Solicitamos que a população e empresas de serviços, que utilizam pneus, colaborem com a Prefeitura Municipal evitando jogar os pneus inservíveis em terrenos baldios, acarretando sérios riscos a saúde e ao meio ambiente”.

Dúvidas, informações ou denúncias sobre a coleta de pneus inservíveis podem ser repassadas ao Departamento de Limpeza Urbana da Prefeitura Municipal por meio do telefone 32779000.