18 JUN 2013
2093 visualizações
Nipoã realiza comemoração da semana Mundial do Meio Ambiente e Ecologia
Tema escolhido para esse ano foi: “Na natureza nada cria, nada se perde, tudo se transforma”
Quando se fala em salvar o meio ambiente e, por consequência, a vida na Terra, pode passar pela mente grandes estratégias e complexas operações, mas práticas simples no dia a dia também fazem a diferença. Basta ter disposição. Em centenas de anos de exploração dos recursos naturais, o ecossistema sofreu degradações profundas por conta das ações humanas e torna-se urgente a adoção de medidas para preservar o meio ambiente: em escala global, nos grandes acordos e tratados firmados entre países, ou nas ações de cada indivíduo, em suas residências ou comunidades.

O Setor Municipal de Gestão Ambiental em parceria com a coordenação Municipal de Educação e SABESP, realizou diversos eventos durante a semana em comemoração à data. Dentre as atividades desenvolvidas, foi realizada no dia 06 de junho, palestra com a Policial Ambiental Barbara Colhardo, destinada aos alunos da Escola Estadual “Dr. Sidney Scaff”, que falou sobre Educação Ambiental, conscientizando estes alunos de ensino fundamental a praticarem sustentabilidade, termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Afinal, consumo sustentável não significa impedir as pessoas de adquirir os produtos que necessitam para viver com conforto e segurança. É consumir melhor e menos, levando em consideração os impactos ambientais, sociais e econômicos. No dia 07 de junho, em continuidade com as comemorações foi realizada visita dos alunos da Escola Municipal “Dr. Sidney Scaff” na Horta Comunitária Municipal, objetivando estimulá-las a entrarem em contato com a horta, mostrando seu cultivo e sua importância na alimentação, resultando sempre, nesses casos, a possibilidade de transformar áreas abandonadas em áreas produtivas, contribuindo para desenvolver uma maior conscientização quanto ao uso do meio em que vivem e o respeito às complexas relações existentes entre os seres vivos e o meio ambiente, além do incentivo do trabalho em conjunto.

Para encerrar a semana, foi realizado no dia 07, na Câmara Municipal, palestra com a profissional da CESTESB, Analista de Educação Ambiental, senhora Vera Marcia Pagotto Gomes, que falou aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal “Dr. Sidney Scaff”, sobre o tema “Reciclagem”, tendo sido abordado durante a palestra os seguintes tópicos: A reciclagem: uma visão panorâmica; Materiais recicláveis; A coleta seletiva; Consumo responsável: os 3 Rs; A importância da Educação Ambiental para a Reciclagem; e Cidadão do futuro: responsabilidade de todos.

O evento contou com a colaboração do prefeito municipal Luciano Cezar Scalon e participação da primeira dama, Cely Cristina Scalon.