11 SET 2015
ESPORTES
Caratecas de Nipoã conquistam o seu melhor resultado em Campeonato Internacional
Nos dias 8 e 9 de agosto passado, no Ginásio de Esportes SESC Rio Preto, foi realizado o TKFI International Karate-do Championship Brazil 2015, campeonato internacional que contou com países filiados à Traditional Karate-do Federation International (TKFI-USA), praticantes do estilo Saito-ha Shito-ryu.

Quinze alunos atendidos pelo projeto “Educando Com Karate-Do” (PEK) na cidade de Nipoã fizeram parte da Seleção Brasileira e, com o melhor resultado já obtido por atletas de nosso município, ajudaram a colocar o Brasil como campeão, alcançando, na contagem geral, 210 medalhas, deixando, em segundo lugar, Chile (62 medalhas) e, em terceiro, Espanha (3 medalhas).

Sob o comando técnico da Sensei Rafaela Saes (faixa preta, 3° Dan), nossos jovens talentos se destacaram nas modalidades Kata (forma/demonstração) e Kumite (luta), conquistando o número expressivo de 24 medalhas, sendo 9 de ouro, 9 de prata e 6 de bronze.

O campeonato foi organizado pela ONG União Brasil Karate-Do Saito-ha Shito-ryu (UBKS), sob a direção geral do Mestre Ubiratan de Souza Lima (Shihan, faixa preta, 7° Dan e representante da TKFI na América do Sul), e realizado pela TKFI, sob a supervisão de Soke Del Saito (Fundador do estilo Saito-ha Shito-ryu, 10° Dan), que esteve presente durante toda a competição.

Os caratecas mais experientes de Nipoã também participaram da Clínica Internacional no dia 10 de agosto no Centro Regional de Eventos. Ministrada por Soke Saito, fundamentos técnicos do estilo Saito-ha Shito-ryu para alunos graduados e instrutores foram refinados e aprimorados.

A Professora Rafaela Saes agradece o apoio do Prefeito Luciano Scalon e da equipe do CRAS. Se diz muito feliz com o desempenho dos atletas e com o seu próprio, ganhando o 1° lugar em Kata e o 2° em Kumite. “Este ótimo resultado é mérito de cada atleta por seu esforço, comprometimento e dedicação com os treinos e com a competição”, disse.