19 JUN 2015
Semana do Meio Ambiente e Ecologia de Nipoã trouxe programação vasta e variada
Foi comemorada de 01 a 09 de junho, a Semana do Meio Ambiente e Ecologia de Nipoã que incluiu programação vasta, realizada em diferentes locais da cidade. “O leque de atividades contemplou público de vários órgãos municipal (com programação promovendo conhecimento e brincadeiras), destaca o Gestor Ambiental do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMA), João Ivan Giacon.

A semana iniciou no dia 01 de junho, com uma trilha e caminhada Ecológica Circuito Mata Nativa e Biodiversidade com alunos da Escola Municipal “Sidney Scaff” na estrada Boiadeira Municipal de terra que liga Nipoã a Monte Aprazível, no sítio Hélio Bocato.

No dia 02 de junho as programações se realizaram na Escola Municipal “Dr. Sidney Scaff”, com a participação de todos os alunos e os integrantes do Projeto GURI, iniciou a programação com o Hino Nacional tendo como enfoque a proteção da fauna e da flora, seguindo com apresentação de vídeo com o tema “Uma carta para o ano 2070” que teve enfoque sobre a importância da água, após teve a apresentação de música com teatros voltados para o meio ambiente e apresentação com Agentes de Vetores sobre o combate a Dengue, teve a exibição do vídeo “Documentário Trafico de Animais Silvestre” e encerrou-se a programação do dia com a apresentação instrumental dos integrantes do Projeto GURI.

No dia 08 de junho a programação envolveu os alunos da Escola Municipal “João Vasques” com a apresentação de teatro voltado para o Meio Ambiente, demonstrando a importância da água, a preservação da mata nativa e a forma correta de tratamento dos resíduos sólidos.

No dia 09 de junho foi encerrada a programação com o tradicional plantio de mudas, sendo realizado pelos alunos do Centro Municipal de Educação Infantil – CEMEI no Campo de Futebol da Secretaria Municipal de Esportes. O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, durante a Conferência da ONU, cujo tema central foi o ambiente humano, em Estocolmo, na Suécia. “A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano são uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos”, afirma a frase da Declaração de Estocolmo, divulgada em junho de 1972.

Em razão da crescente importância das questões ambientais, o Dia Mundial do Meio Ambiente se alongou e se transformou, oficialmente, em São Paulo, na Semana do Meio Ambiente, de acordo com a Lei Estadual nº 15.781, promulgada em 10 de abril de 2015.
19/06/2015
Semana do Meio Ambiente e Ecologia de Nipoã trouxe programação vasta e variada