10 JUN 2014
2064 visualizações
Atividades da semana integrada do meio ambiente e da ecologia forma realizadas em Nipoã
A Prefeitura de Nipoã através do Departamento Municipal de Meio Ambiente realizou em parceria com a Escola Municipal “Dr. Sidney Scaff”, EMEI “João Vasques”, SABESP e Usina Nova Moreno a Semana Integrada do Meio Ambiente e da Ecologia, tendo este ano utilizado o tema “TUDO ACONTECE CONFORME A NATUREZA” e teve seu inicio no dia 02 (segunda feira) com visita monitorada à (ETE) – Estação de Tratamento de Esgoto – SABESP de Nipoã dos alunos da rede de ensino municipal do 3º, 4º e 5º ano, no período da manhã e tarde, e teve a explanação do Senhor Marcos Cruz Encarregado de Posto de Operação da Sabesp, com a participação de 200 (duzentos) alunos; no dia 03 (terça feira) com visita monitorada ao Viveiro de Mudas da Usina Nova Moreno no município de Nipoã, dos alunos da rede de ensino municipal do 3º, 4º e 5º ano, no período da manhã e tarde, e teve a explanação do Engenheiro Agrônomo Adriel de Carvalho Suman que é o responsável pelo Meio Ambiente da Usina Nova Moreno que esclareceu todas as duvidas dos presentes, com a participação de 200 (duzentos) alunos; no dia 04 (quarta feira) no período da manhã, com visita monitorada na Estação Elevatoria de Água Bruta e Estação de Tratamento de Água da Sabesp na cidade de Monte Aprazivel, dos alunos da rede de ensino municipal do 3º, 4º e 5º ano, no período da manhã, e teve a explicação dos senhores Antonio Donizete Ziolli, Edson Zagatt e Antonio Umberto Vieira, todos técnicos da SABESP, com a participação de 100 (cem) alunos e no período da tarde a visita ao Aterro de Resíduos Sólidos do Município de Nipoã, com os alunos, professores, coordenador e monitores da Escola Municipal do 3º, 4º e 5º ano, com a participação de 90 (noventa) alunos, sendo que o Gestor Ambiental João Ivan Giacon explicou sobre a importância da reciclagem para diminuir o volume dos resíduos Sólidos no Aterro e assim prolongar a vida útil do Aterro; no dia 05, no período de manhã e tarde foi realizada visita minitorada à Nascente Modelo, Reflorestamento e Biodoversidade no sítio Jaraguá, com a participação de 180 (cento e oitenta) alunos do 1º e 2º ano, professores, coordenador e monitores da Escola Municipal e encerrando a semana, no dia 06 (sexta feira) foi realizado pelos alunos da Escola Municipal “Dr. Sidney Scaff” e Escola EMEI “João Vasques”, com a participação de todos os alunos, tendo sido realizado teatros e também exposição em mural dos trabalhos dos alunos. A Semana Integrada do Meio Ambiente e da Ecologia teve caráter educativo e foi estruturada em cima de seis diretivas diferentes do Programa Município Verde Azul, sendo elas: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Arborização Urbana, Educação Ambiental e Gestão das Águas; alcançando o objetivo proposto inicialmente pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente.
10/06/2014