15 ABR 2022
Nipoã ganha seu primeiro “Eco Ponto” para coleta seletiva de lixo reciclável
Iniciativa Público x Privada visa proteção e educação através de ações de preservação ao meio ambiente
Pontos de coleta seletiva estão se tornando uma alternativa à coleta feita na porta de casa, E na manhã desta terça-feira O município de Nipoã em Parceria com a empresa JRVC Soluções Ambientais lançaram um projeto ousado em que pretendem realizar a coleta através da educação.

A empresa que tem sua sede no município instalou de forma gratuita um de seus containers evoluídos para tal finalidade na esquina da escola Doutor Sidney Scaff e contou com a presença das autoridades municipais entre elas o Chefe do Executivo, Prefeito José Pedro Rampim e do Presidente da Câmara Municipal, Vereador Fabim Brandeli.

O convite mais do que especial foi dirigido aos educadores municipais e principalmente as crianças que por si só representavam no ato cívico o objetivo do projeto, A importância da Reciclagem e os benefícios para o cidadão e o Meio Ambiente no futuro.

A ideia é destemida e foi apresentada com arrojo pelo empresário Roberto Cardoso de Andrade fundador da JRVC Soluções Ambientais que ao discursar apresentou um projeto já consolidado em outros municípios por sua confiabilidade e comprometimento, este demonstrado por sua preocupação na resolução de problemas ambientais crônicos sofridos pelos municípios e muitas das vezes apontados pelo tribunal de contas e promotorias ambientais.

De acordo com Roberto os pontos de coleta seletiva são importantes elementos do processo de gestão adequada dos resíduos. Principalmente porque, depois de previamente selecionados, os descartes precisam de um local de armazenamento seguro, para que os resíduos não acumulem vetores de doenças, não peguem fogo e nem proporcionem algum tipo de perigo para a saúde das pessoas.

“Diferente da coleta que passa de porta em porta recolhendo os resíduos previamente selecionados (ou não), os pontos de coleta seletiva são fixos e dependem que a entrega chegue até eles e isso gera um impacto direto na sociedade, reunimos aqui crianças em fase de aprendizagem e isso é o foco principal do nosso projeto, uma criança em casa é capaz de fazer os adultos a mudarem e corrigirem velhos hábitos, tal qual como o descarte irregular do lixo reciclável junto do lixo doméstico, é sem dúvida uma semente que estamos plantando em Nipoã e na nossa Região que vem aderindo ao contêiner “Eco Ponto” que já tem em sua característica principal o objetivo de separar e organizar esse lixo, não permitindo que ele chegue ao aterro sanitário municipal e gere transtornos a administração pública que muitas das vezes acaba multada por ato que não cometeu” discursou Andrade.

Por outro lado, o Prefeito José Pedro Rampim enalteceu o trabalho dos educadores com as crianças em relação ao trabalho de reciclagem e disse da necessidade de haver um basta ao “jogar fora” o que segundo ele não existe, pois, o planeta padece e necessita de ações ambientais responsáveis.

“Não existe o “jogar fora”, essa cultura precisa ser abolida em um planeta que padece e precisa de ações que finalizem o descarte irregular, ações de reuso consciente e reciclagem farão de nos adultos e crianças aqui presentes cidadãos e cidadãs com mais chance de sobreviver nesse planeta que já sofre com desastres ambientais causados pelo homem, cabe os nossos profissionais da educação o incentivo a boas práticas” destacou o mandatário.

Encerrando a atividade cívica o Presidente da Câmara Municipal, Fabim Brandeli iniciou seu discurso agradecendo a parceria público privada que não gerara ônus ao município e destacou conceitos sociais importantes como a conscientização das crianças em boas práticas.

“Primeiramente destaco o arrojo do empresário Roberto Cardoso que está cedendo gratuitamente um de seus containers ao nosso município, ele que já administrou nossa cidade sabe que vencer os desafios ambientais não são fáceis em uma administração, é importante valorizar aqui cada profissional da administração pública em especial os professores, será através deles que a semente será lançada e alcançaremos o objetivo de ter um solo preservado e livre de contaminação por descarte irregular de algo que podemos reaproveitar novamente por diversas vezes, Uma coisa é fato, os desastres ambientais dos últimos anos tem levantado cada vez mais preocupações sobre as ações do homem contra a natureza e suas consequências. A resposta do planeta tem sido cada vez mais rápida. Nosso objetivo é começar por aqui algo que sentiremos os efeitos a curto, médio e longo prazo, a Nipoã que queremos em nossas futuras gerações dependem única e exclusivamente das ações que plantamos e incentivamos para que aconteçam agora. Discursou o Presidente.

SERVIÇO:

De acordo com a JRVC Soluções Ambientais a escolha do melhor modelo, da quantidade, das cores, do tipo de container de lixo para coleta seletiva, além dos diferentes de acabamentos utilizados na confecção, são as características que definem uma boa relação custo x benefício do container de lixo para coleta seletiva e a sua adequação ao público-alvo que se quer atingir.

Por isso, antes de iniciar um trabalho, entre em contato com a equipe da JRVC Soluções Ambientais. Certamente a equipe ajudará na concepção de um trabalho mais sólido e adequado aos objetivos e orçamento.
Autor: Josimax Pereira / Assessor de Imprensa
15/04/2022